Projetos Erasmus+

Parceiros de 6 países diferentes
Fermat

FERMAT SCIENCE

(França)

A Associação Fermat Science tem como propósito promover e popularizar a Matemática e a Ciência, a herança e a cultura através da figura e trabalho do famoso matemático Pierre Fermat.
Com as suas ações de popularização, a Associação espera contribuir para a motivação de jovens (sobretudo raparigas) a seguir carreiras ná área da Ciência.
A Fermat Science tem desenvolvido ferramentas de ensino, organizado exposições, eventos e workshops para escolas e o público em geral. As ferramentas usadas nos projetos são validadas por um Conselho Científico.
A Fermat Science tem vindo a crescer continuamente ao longo dos anos.
Graças às suas múltiplas parcerias, a associação tem vindo a ganhar notoriedade.
As exposições e kits educativos criados pela associação circulam pelo território nacional desde 2014 e por alguns países europeus desde 2015.

Logopsycom

LOGOPSYCOM

(Bélgica)

Logopsycom é um centro de inovação educativa que cria e usa métodos alternativos ou ferramentas (digitais ou não) para acompanhar escolas, escolas profissionais, organizações educativas, jovens e pais.
Incialmente, foi criada como uma empresa de cuidados para jovens especializada em dificuldades de aprendizagem, especialmente »Dis« (Dispraxia, Disfasia, Dislexia, etc.) ou Transtornos Específicos de Aprendizagem, trabalhando a acessibilidade do conteúdo.
Nos últimos anos, especializamo-nos em TIC de forma a tornarmo-nos mais eficientes para o nosso público e ter a possibilidade de apresentar material sério como STEAM ou línguas de forma mais atrativa.

www.logopsycom.com

GoINNO Institute

(Eslovénia)

O Instituto GoINNO foi criado em 2016 como uma organização privada sem fins lucrativos dedicada à extensão universitária e educação das STEM.
O objetivo do Instituto GoINNO é aumentar a consciência da importância das STEM e entusiasmar as gerações mais novas para que passem a adorar a Ciência e, talvez, um dia seguir estudos na área das STEM.
É expectável que a demanda por profissionais da área das STEM aumente nos próximos anos, pelo que os níveis de desemprego poderão ser reduzidos se mais crianças seguirem carreiras na área.
Outro objetivo é consciencializar o público geral para o facto das STEM ser uma área importante e interessante e voltada para o futuro, já que dependemos fortemente das STEM para melhorar a nossa qualidade de vida através da inovação científica, tecnológica e em engenharia.

Escolar

CEPROF

(Portugal)

CEPROF é a sigla de Centros Escolares de Ensino Profissional, que significa Centro de Escolas Profissionais.
É uma PME fundada em 1991 para a criação da Escola Profissional de Espinho (ESPE – Escola Profissional de Espinho).
Ao longo dos três anos de duração da oferta formativa oferecida pela ESPE, a CEPROF tem sido capaz de transformar alunos padrão de contextos sócio-económicos desfavoráveis e, consequentemente, baixos níveis de literacia digital, em referências nacionais em Robótica.
Ao nível da impressão 3D, a CEPROF tem várias impressoras 3D, uma máquina de controlo numérico computarizado para moldagem em metal, simuladores, todos à disposição dos alunos.
Os alunos são ensinados a usar estas máquinas e podem usá-las livremente depois das aulas para o desenvolvimento dos seus projetos.
Através deste acesso livre, a CEPROF estimula a inovação nos alunos que leva à obtenção de prémios regulares.

NPG

NARVA PÄHKLIMÄE GÜMNAASIUM

(Estónia)

Localizada no nordeste da estónia, a Narva Pähklimäe Gümnaasium (NPG) oferece ensino básico e secundário.
No ano letivo de 2018/2019, a escola era constituída por 985 alunos e um equipa trabalhadora e criativa de 80 professores.
A NPG tem vindo a usar o eKool, um sistema de gestão escolar usado em cerca de 90% da rede de escolas na Estónia que estabelece a ligação entre todos os alunos, pais e professores envolvidos desde 2003.
O ensino mínimo obrigatório na Estónia é o nono ano do ensino secundário.
As disciplinas obrigatórias são ensinadas em duas línguas: estónio e russo.
Na Estónia, são implementados desde o primeiro ano programas de imersão linguística em estónio e inglês.
Existe uma oferta de cursos optativos para todos os níveis escolares sobre diferentes temas dependendo das necessidades dos alunos e planos dos futuro diplomados:
Economia, Informática, aulas extra de Biologia, Matemática, Estudos Sociais, Start-ups, Design Interior Criativo, Alemão e inglês.

SOU

SOU Jane Sandanski Strumica

(Macedónia do Norte)

Jane Sandanski é uma escola secundária pública situada no centro da cidade de Strumica.
A nossa escola foi fundada pela entidade municipal a 5 de fevereiro de 1947. A escola Jane Sandanski tem sido bem sucedida a acompanhar as mudanças do tempo, tendo vindo a obter resultados visíveis dos quais nos orgulhamos.
Enquanto escola secundária com uma oferta educativa combinada (geral e profissional), a Jane sandanski tem estatuto jurídico independente.
A escola tem 45 turmas, um total de 1406 alunos, que têm horários em dois turnos, e 102 funcionários: 90 professores, 1 diretor, 2 gestores de horário, 1 psicólogo, 1 pedagogo e 1 bibliotecário.
Todos os funcionários têm um nível de educação adequado e são detentores de um variado número de certificados.
É um quadro profissional com elevado potêncial que garante a qualidade educativa.
Devido às políticas educativas em vigor no nosso país, há poucos alunos com necessidades educativas especiais inseridos nas turmas de ensino regular.
A grande parte dos alunos são macedónios, mas existem também alunos de etnia turcomena e cigana.
Temos alunos provenientes de diferentes níveis sociais, quase um terço viaja todos os dias de zonas rurais e regiões mais afastadas do nosso concelho.
A nossa escola é uma das melhores classificadas nas várias disciplinas a nível nacional.